Saquarema é um município brasileiro da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, situado na Baixada Litorânea, também conhecida como Região dos Lagos. É conhecido como a Capital Nacional do Surf e a Casa do Vôlei Brasileiro. Destaca-se pelas suas belas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas. Tem como Padroeira, Nossa Senhora de Nazareth, comemorada anualmente no dia 8 de Setembro, quando realiza-se o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil, ocasião em que milhares de pessoas saem em procissão pelo Centro Histórico da Cidade, levando a Imagem histórica da Padroeira, encontrada em 1.630, no Século XVII.
Festas Religiosas:
Dentre as festas religiosas, pode-se citar, como a de maior destaque, a de Nossa Senhora de Nazareth (Padroeira do município), que ocorre do dia 30 de agosto a 8 de setembro. A maior manifestação religiosa do Estado do Rio de Janeiro e o mais antigo círio de Nazareth do país, datado de 1630, sendo mais antigo até mesmo que o famoso círio de Belém, no Pará. Saquarema possui, também, uma tradicional celebração da Semana Santa. O Beija-Mão, o Canto da Verônica, a Banda de Música com as marchas fúnebres e os personagens históricos representados na Procissão do Enterro causam emoção ao relembrar o sepultamento de Jesus.
Outra festividade muito tradicional no município (desde 1740, introduzida pelo Barão de Saquarema) é a Festa do Divino Espírito Santo (Pentecostes), que ocorre cinquenta dias após a Páscoa e que constitui uma grandiosa manifestação popular e cultural, com a Folia do Divino (uma das únicas cidades do Brasil a ter essa manifestação popular) e suas insígnias (Estandarte, Bandeira do Divino, Bandeira de Gala, Coroa de Prata, além do cortejo do Menino Imperador). Essas são as três maiores festividades do município e, por isso, vem sendo pleiteado que tais festividades possam ser inclusas como Patrimônio Histórico Imaterial Municipal e Estadual devido à sua abrangência e, assim, possam ser preservadas e continuem sendo manifestações que, todos os anos, atraem milhares de turistas, romeiros e devotos à cidade.
Em Maio/Junho ocorre a Festa de Corpus Christi, em que são confeccionados tapetes coloridos de sal grosso no centro histórico da cidade. No mês de Junho ocorrem ainda as seguintes festas: Santo Antônio (13 de Junho), Padroeiro de Bacaxá (2º distrito); São João Batista (24 de Junho), no centro da cidade; e São Pedro (29 de Junho), na Praça dos Pescadores, com Procissão Marítima.
Capital do Surf:
Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível, beleza e força. Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema e por isso, na década de 70, sediava os saudosos festivais, nacionais e internacionais, de surf.
Por isso, Saquarema é conhecida por ser a “Capital Brasileira do Surf” e também é chamada por muitos surfistas de “Maracanã do Surf Brasileiro”.
Confederação Brasileira de Voleibol:
Em 2003, foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento Vôlei Brasil. Na CBV treinam todas as seleções de vôlei do Brasil. É uma referência no que diz respeito à estrutura disponível para desenvolver atletas. O local também foi escolhido para acolher o museu do vôlei. Saquarema é, sobretudo, um lugar maravilhoso para se viver, para passear e para curtir a vida.
Templo do Rock:
O Templo do Rock exibe peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais sobre a vida do cantor Serguei, 83 anos, morador de Saquarema e personalidade emblemática da Região dos Lagos. A casa cenográfica foi construída pelo empresário e ambientalista Russell Wid Coffin em um terreno doado pela prefeitura. Já recebeu mais de 20 mil visitantes, e retrata nos ambientes, decoração e objetos expostos os anos 60.
O espaço é administrado pelo próprio artista e também é sua residência. Serguei costuma recepcionar os visitantes e contar histórias de um tempo, segundo ele, “menos careta”. A cama no quarto de dormir tem à cabeceira um retrato de Jim Morrison, da banda The Doors. Um dos banheiros foi transformado em camarim. Há símbolos norte-americanos por toda parte, como a bandeira do estado texano bem ao lado da piscina. Em 2011, Serguei estreou o programa musical Serguei Rock Show, na tv online Multishow, onde entrevistava artistas do rock nacional, comentava clipes, contava histórias de sua vida e de roqueiros internacionais. Ainda dava dicas de saúde e sexo. O programa era gravado no Templo do Rock.
Sambaqui da Beirada:
O Museu do Sambaqui da Beirada é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. Em boas condições de visitação, ele foi registrado em 1995 e abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, cascas de ostras e restos de cozinha, cercados e expostos ao público. Os sambaquis de Saquarema são protegidos por lei federal e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como fonte de conhecimento sobre a cultura do homem pré-histórico brasileiro.
Casa de Cultura Walmyr Ayala:
Construída no século XIX, foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Possui uma exposição permanente do acervo do escritor e crítico de arte, Walmir Ayala, que morou em Saquarema. No espaço funciona a Biblioteca Municipal José Bandeira, com acervo de mais de 20 mil títulos. Seu nome é uma homenagem ao poeta José Bandeira, que compôs o Hino de Saquarema.
Turismo em Saquarema:
Praias, Lagoas, Cachoeiras e Montanhas;
O Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos);
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, de 1630;
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, situada num outeiro à Beira-Mar;
O Cemitério Municipal, situado num penhasco à Beira-Mar;
O Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei);
O Mirante do Morro da Cruz;
A Confederação Brasileira de Voleibol;
A Rampa de Voo livre;
Cachoeiras do Tinguí (3º distrito);
Casa de Cultura Walmyr Ayala;
Festas Religiosas.